sexta-feira, 25 de junho de 2010

o significado da palavra «épico»

Muitas vezes utilizamos a palavra «épico» por tudo e por nada. Depois de vermos o encontro da primeira ronda de Wimbledon entre Nicholas Mahut e John Isner, já sabemos quando utilizar correctamente esta palavra.
Este foi o jogo que bateu todos os recordes da história do ténis. O jogo ideal para os amantes da estatística. O jogo em que dois jogadores mostraram superior preparação física, abnegação e concentração.

A certa altura comecei a acreditar que nunca iria acabar... pois apenas ao terceiro dia tal acabou por acontecer. O jogo teve inicio na Terça-Feira. Durante três horas disputaram-se 4 sets, verificando-se uma igualdade a dois, pelo que era necessário disputar um quinto set. Uma vez que já não havia condições de luminosidade para prosseguir o jogo, este foi adiado para Quarta-Feira. Às 15 horas de Quarta-Feira, os dois jogadores reencontraram-se para jogar o quinto set, que foi interrompido já depois das 21 horas devido a luz insuficiente no court 18 do complexo do All England Club. Após mais de 7 horas de encontro, persistia um empate a 59-59. Até o marcador electrónico avariou...
Finalmente, na Quinta-Feira, o encontro terminou com a vitória de John Isner pelos parciais de 6-4, 3-6, 6-7, 7-6, 70-68.


Este encontro bateu os seguintes recordes:

- o encontro mais longo de sempre: 11 horas e cinco minutos (o anterior recorde pertencia ao encontro entre Fabrice Santoro e Arnaud Clement com a duração de 6 horas e 33 minutos).
- o encontro com mais jogos disputados: 183 jogos
- o quinto set mais longo de sempre: 8 horas e 11 minutos
- o quinto set com mais jogos disputados: 138 jogos
- os dois jogadores com mais ases num só encontro: 112 para Isner e 103 para Mahut (o anterior recorde era de Ivo Karlovic com 78 ases).
- o encontro com mais ases: 215
- mais pontos disputados: 918
- maior número de jogos de serviço sem break: 167

Sem comentários:

Enviar um comentário