A semana passada vi na Sic Radical a conferência de Dan Buettner organizada pela TED Talks subordinada ao tema "Como viver até depois dos 100 anos?". O orador caminhou por todo o mundo até encontrar três zonas onde as pessoas apresentam maior longevidade de vida com saúde. A saber: um grupo de pastores que vive isolado, desde a Antiguidade, nas montanhas da Ilha da Sardenha; a Ilha de Okinawa no Japão e um grupo de Adventistas na Califórnia.
Depois, o investigador apresentou os aspectos coincidentes entre os três grupos que lhes permite ter uma esperança de vida acima da média:
- Movimentos naturais diários - não é necessário praticar desporto, não é preciso frequentar o ginásio, basta apenas fazer a actividade física natural, como por exemplo caminhar.
- Propósito de viver - Qual é o nosso objectivo quando nos levantamos da cama de manhã? Esta é a pergunta decisiva, nomeadamente após a reforma. Por exemplo, a Lingua Japonesa não tem a palavra "reforma", tem apenas a palavra "irigai" que abrange a vida toda, não fazendo distinção entre a vida de trabalho e a reforma.
- Primeiro a família - é importante que as várias gerações da família convivam diariamente. Assim, os netos recebem a sabedoria dos avós e estes a jovialidade daqueles.
- Viver perto das pessoas certas - segundo um estudo, a larga maioria dos americanos que têm amigos obesos, acabam por tornar-se obesos. Portanto, se sairmos com pessoas saudáveis, será muito mais fácil adoptar comportamentos saudáveis.
- Manter o mesmo grupo de amigos durante toda a vida.
- Alimentação equilibrada - Não comer demais, os alimentos devem ser ingeridos em pequenas quantidades. A base da alimentação devem ser os vegetais e deve ser dado destaque aos frutos secos.
Posso concluir que os hábitos ancestrais continuam a ser a melhor garantia para uma longa vida. Tal como o isolamento. Os três grupos analisados vivem afastados da sociedade contemporânea, não se deixando envolver pelo capitalismo, o consumismo e a vida social em constante mutação, que apenas desenvolve stress e sedentarismo. Ao contrário, a permanência e a repetição parecem ser a forma mais segura para enganar a passagem dos dias.
Tens bom remédio! Se queres isolamento procura um convento! Então e este fds? Vamos caminhar? Até à Califórnia...
ResponderEliminar