A minha lista dos melhores jogos de ténis de 2009:
1 - Rafael Nadal derrotou Fernando Verdasco por 6-7 (4), 6-4, 7-6 (2), 6-7 (1), 6-4 na semi-final do Open da Austrália.
Dois esquerdinos espanhóis em confronto no Melbourne Park proporcionaram um espectáculo titânico com a duração de 5 horas e 10 minutos. Uma grande cimeira de ténis reforçada pelo incentivo constante do público e a atmosfera descontraída do verão australiano.
2 - Rafael Nadal derrotou Novak Djokovic por 3-6, 7-6 (5), 7-6 (9) na semi-final do Madrid Open
Este foi o encontro à melhor de três sets mais longo de sempre com a duração de 4 horas e 3 minutos. Nadal e Djokovic foram os melhores jogadores na temporada de terra batida e este foi o terceiro torneio consecutivo em que se defrontaram. Em qualquer um dos três encontros Djokovic esteve perto de ganhar, mas acabou por não conseguir derrotar o rei da terra batida. Assistimos a mais uma intensa batalha com intermináveis trocas de bola entre os jogadores. O jogo foi tão cruel do ponto de vista fisíco e mental que parece ter esgotado ambos os jogadores para o resto da época. Na final, Nadal acabou por ser facilmente derrotado por Federer.
Depois perdeu pela primeira vez em Roland Garros (após 4 títulos) e as lesões não pemitiram que defendesse o título em Wimbledon. Por seu lado, Djokovic teve actuações desastrosas quer em Roland Garros, quer em Wimbledon, sendo eliminado nos dois Grand Slams europeus antes dos quartos-de-final.
3 - Roger Federer derrotou Andy Roddick por 5-7, 7-6 (6), 7-6 (5), 3-6, 16-14 na final de Wimbledon
Para variar vou começar com números: o quinto set deste encontro foi o mais longo numa final disputada em Wimbledon. Outro: maior número de jogos numa final (77). E outro: Federer disparou 50 ases. O ténis é um jogo viciado em estatísticas!
A grande surpresa deste encontro foi a exibição do Roddick: não esperava que conseguisse levar o encontro para um quinto set. Mas, nunca duvidei que o Federer iria ganhar (e isso retirou alguma emoção à final).
São dois especialistas em relva e por isso os pontos foram curtos com duas ou três pancadas e até houve oportunidade para ver o clássico serviço-vólei, tão pouco praticado nos dias de hoje entre a elite tenística. O último set acabou por ser muito emocionante porque parecia que nunca iria acabar, tal era a facilidade com que os dois jogadores mantinham o serviço.
Mas, no momento decisivo Roddick cometeu dois erros e Federer manteve a calma para concluir o encontro e vencer o 15.º título do Grand Slam da sua carreira. Logo, tornou-se o jogador mais titulado da história do ténis, ultrapassando a marca de Pete Sampras.
4 - Juan Martin Del Potro derrotou Roger Federer por 3-6, 7-6 (5), 4-6, 7-6 (4), 6-2 na final do Open dos Estados Unidos
Este encontro devia ter sido um passeio para Federer, mas tornou-se um pesadelo. Tudo começou como previsto com Federer a ganhar facilmente o primeiro set e a quebrar o serviço de Del Potro no inicio do segundo set. Mas, de repente Del Potro esqueceu o nervosismo e a sua forte pancada de direita começou a imprimir um grande ritmo ao encontro e deixou Federer sem argumentos. O quinto set foi desequilibrado em grande parte porque Federer não teve capacidade física para corresponder ao esforço exigido. E assim, Del Potro, com 198 cm, tornou-se o jogador mais alto a vencer um Grand Slam.
5 - Andy Murray derrotou Stanislas Wawrinka por 2-6, 6-3, 6-3, 5-7, 6-3 na quarta ronda de Wimbledon
Para além do ténis sumptuoso, há outras duas razões para este ser um dos encontros do ano: foi o primeiro jogo realizado à noite no All England Lawn Tennis Club e também o primeiro a decorrer debaixo do telhado retrátil inaugurado na edição deste ano. E ainda por cima estava em acção um jogador da casa, daí que tenha sido uma noite electrizante. Gostei bastante da exibição do Wawrinka, especialmente a pancada de esquerda a uma mão que causou imensos problemas a Murray. Após esta vitória, Murray perdeu com Roddick e desse modo prolongou mais uma vez o jejum britânico em Wimbledon... já lá vão 70 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário