quarta-feira, 16 de março de 2011

iluminismo: cafeína, nicotina

Os Estados admitem o consumo das bebidas alcoólicas, café e tabaco, apesar do risco para a saúde pública. Porquê? Talvez porque a sociedade necessita de libertar as tensões e dilatar a mente, de modo a alcançar o conhecimento indispensável à evolução dos povos.

O Iluminismo, movimento intelectual que defendeu a expansão dos direitos civis e o uso da razão própria como única motivação da acção dos individuos, foi o resultado do aparecimento dos primeiros cafés, lugares onde os homens se juntavam para fumar tabaco e beber café. A nicotina tem como principal efeito expandir a atenção, enquanto que o café desinibe as manifestações e a interacção com o exterior. A nicotina permite beber muito café e, por sua vez, o café facilita a capacidade de falar durante longos períodos.

Ora, foi a junção destas duas drogas que originou o inicio das tertúlias e consequentemente o século das luzes. Por exemplo, o escritor e filósofo francês Voltaire, bebia por dia quarenta chávenas de uma mistura de café e chocolate. Talvez tenha sido esta dieta que o levou a ser conhecido como o profeta do cepticismo.

1 comentário:

  1. Compreendo porque é que Voltaire era um génio... tinha tempo para pensar sentado... no WC.

    ResponderEliminar